COMO ORGANIZAR A ROTINA PARA ADAPTAÇÃO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL? + PDF PARA BAIXAR

Como planejar a semana de adaptação das crianças? Como organizar uma rotina na qual possam ser protagonistas?

“As grandes coisas não são as coisas grandes, as excepcionais, as extraordinárias, as grandes coisas são as são as pequenas coisas e os pequenos detalhes de cada dia, uma faísca que pode trazer luz e foco, e que, com uma pedagogia, pode afastar o cinzento do dia a dia.”

MELLO, Suely Amaral; BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Documentação pedagógica: teoria e prática. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017.

O início do ano letivo para a Educação Infantil é sempre um desafio, ainda mais no período que estamos vivendo de distanciamento social.

Pensar em uma rotina que atenda as demandas, que respeite a criança como protagonista, que atenda suas necessidades e suas vontades, refletir sobre o processo educativo e as nossas anotações, registros podem se constituir em matéria prima a ser compartilhada com colegas, base para uma discussão, ressignificação e avaliação de práticas.

Pensando nisso, elaboramos um “organograma”, uma planilha com um Planejamento Semanal para a Educação Infantil, com uma rotina que precisa de flexibilidade, de adaptações, pois cada criança é única, cada grupo é único e ninguém melhor do que você professor(a), cuidador, para junto as crianças adequar o documento e as vivências de acordo com a realidade.

Confira o material e o vídeo! Ah, compartilhe para que o conteúdo chegue até aqueles eu estiverem precisando.

E deixe nos comentários o que achou, se já faz uso de algum documento parecido, de como estão se organizando para fazer o melhor em equipe, ok!

E por falar em equipe, espero por vocês na nossa #SEI – II Semana da Educação Infantil, vamos juntas, juntos revolucionar a Educação Infantil.

Se inscreva gratuitamente pelo link https://samanthaladeira.com.br/sei-2/