Quais as aprendizagens bebês e crianças precisam ter garantido na Educação Infantil?

Alguns alunos não estão aprendendo? Será que as minhas crianças estão aprendendo o que deveriam? Meu filho, minha filha não está aprendendo?

E agora?

Quais as aprendizagens meu bebê, minha criança precisa ter garantido?

Já teve essa dúvida? Então bora lá!

A BNCC – Base Nacional Comum Curricular caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

Assim bebês e crianças deverão ter assegurados os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se, por meio de vivencias e práticas que envolvam os Campos de Experiências da BNCC.

Os professores, educadores precisam estar com um olhar atento para bebês e crianças e verificando sempre se estão atingindo os objetivos de aprendizagens e desenvolvimento.

Formar é formar-se
(Nóvoa 2002, p.9)

Sendo assim quem está como adulto de referência, nos cuidados dos bebês e das crianças precisa estar em constante formação, atentos as informações com base científica sobre desenvolvimento infantil e desenvolvimento humano.

“A aprendizagem que [o professor] imagina promover no aluno precisa aparecer, exponencialmente, em si mesmo”
(Demo 2009, p. 71)

Ou seja, no processo educativo, o professor só ensina o que sabe, e o seu conhecimento só acontece se estiver devidamente incorporado nos seus saberes. (Teresa Sarmento)

Para saber se a minha criança está aprendendo, o primeiro passo é pensar se está sendo oferecida a ela a oportunidade de vivenciar experiências significativas para que possa construir assim o seu conhecimento, garantir a aprendizagem.

Para oferecer, preciso ter claro a concepção de criança, conhecer as teorias de aprendizagens, saber quais precisam ser garantidas para a faixa etária que estou atendendo.

Indico também que observe, reflita sobre as competências gerais que estão na BNCC, quais tem fortalecida e quais você precisa desenvolver, pois para promover, preciso ter incorporado.

Valente (1999, p. 34) “delineia o professor como um individuo crítico, criativo, com capacidade de pensar, de aprender, de trabalhar em grupo, de utilizar os meios automáticos de produção e disseminação da informação e de conhecer o seu potencial cognitivo, afetivo e social”.

Teresa Sarmento ressalta que o professor precisa ser capaz de superar práticas transmissivas de informação, para criar contextos educativos, em que, com a participação efetiva dos alunos, se concretize a construção de conhecimentos.

Quer saber mais??

Que tal um Mini Curso totalmente gratuito Aprendizagens Essenciais de Bebês e Crianças, certificado de 15 horas?

Clique na imagem para acessar

Referências

DEMO, Pedro. Aprendizagens e Novas Tecnologias. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, v.1, n.1, p.53-75, 2009.

NÓVOA, A. Prefácio. In: Josso, C. Histórias de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002.

SARMENTO, Teresa; MARQUES, Joaquim. A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas. Interações, 2006.

VALENTE, J. A. Mudanças na Sociedade, mudanças na Educação: o fazer e o compreender. In: O computador na sociedade do conhecimento. Brasília: Ministério da Educação, 199. P.31-44. (Coleção Informática para a Mudança na Educação).

Como fazer o relatório individual na Educação Infantil

Fiz um passo a passo de um dos mais importantes instrumentos da Educação Infantil, o Relatório Individual Final no Ensino Híbrido.

TODOS MEUS CURSOS EM PROMOÇÃO NA BLACK NOVEMBER 2021:
🖤 CURSO BNCC na Prática Ed. Infantil – https://cursobnccnapratica.com.br/
🖤 CURSO BNCC da Introdução à Ação – Educação Infantil – https://www.cursobnccemacao.samanthaladeira.com.br
🖤 CURSO PPP na Prática – https://www.cursopppnapratica.com.br
🖤 CURSO Educação Infantil para Concursos e Aprimoramento de Professores – https://www.cursos.samanthaladeira.com.br

📙 Indicação de livro: Avaliação e Educação Infantil – Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança – https://www.amazon.com.br/gp/product/6555380047/ref=as_li_tl?ie=UTF8&camp=1789&creative=9325&creativeASIN=6555380047&linkCode=as2&tag=focoeducacao-20&linkId=a2c0c44a554253d6fb273b58db589917

🔗 Link da BNCC – http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

FAÇA O DOWNLOAD DO RELATÓRIO INDIVIDUAL ED. INFANTIL EM PDF

5 ATIVIDADES ESPECIAIS para a espera do NATAL – Planejamento Semanal BNCC em PDF para baixar

🔥 Mini Curso Gratuito Planejamento Prático
Se inscreva aqui: https://samanthaladeira.com.br/planejamento-pratico/

Que tal construir junto com as crianças enfeites e brinquedos para a espera do natal? Nesse vídeo fizemos um planejamento semanal especial para a data e que as crianças vão amar!!

BAIXE AQUI O PLANEJAMENTO SEMANAL ESPECIAL DE NATAL EM PDF