Trabalhar as datas comemorativas nas escolas é um grande desafio.
Será que todas as datas são de interesse das crianças? Como trabalhar de modo que respeite a criança como protagonista, como produtora e construtora?
No Ensino Fundamental fica claro, como no exemplo:
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
Para a Educação Infantil, a BNCC – Base Nacional Comum Curricular não traz essa questão, mas coloca como “parte do trabalho do educador é refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças”. (BNCC, pág. 39)
O que está previsto no PPP – Projeto Político Pedagógico/ Proposta Pedagógica da sua escola? É previsto o trabalho com as Datas Comemorativas? Quais datas?
Como faz parte do trabalho dos professores refletir, selecionar, organizar, planejar um conjunto de práticas e interações, precisamos tomar muito cuidado com as crianças que não contam com a figura paterna em suas famílias.
O percentual de pais ausentes no Brasil vem crescendo desde 2018. Até então, o recorde havia recaído sobre os dois anos acometidos pela pandemia da Covid-19, 2020 e 2021. No entanto, os quatro primeiros meses de 2022 já conseguiram ultrapassar o índice de recusa à paternidade, se comparados ao mesmo período nos anos anteriores.
Entre janeiro e abril de 2018, aproximadamente 5,3% dos registros de nascimentos foram feitos apenas com o nome da mãe (51.176 de 954.869 documentos formalizados). Em 2020 e 2021, este índice passou para a casa dos 5,8% e 5,9%. No mesmo período em 2022, o percentual de pais que renegaram a paternidade saltou para 6,6%, o maior até nove de maio – data da publicação do artigo”
Leia mais em: https://bebe.abril.com.br/familia/numero-de-criancas-sem-o-nome-do-pai-na-certidao-bate-recorde-em-2022/
Trabalhar com muita sensibilidade essa data comemorativa se faz necessário, mesmo que no PPP da escola contemple ou que seja decidido na unidade pelo trabalho, assim como outras que abordam questões sensíveis para as crianças. Nossos pais exercem uma importância indescritível nas nossas vidas.
Nesse sentido fizemos um planejamento semanal para comemorar a data do Dia dos Pais ou Dia de quem cuida de mim, que pode ser utilizado mesmo que a escola não trabalhe considerando as datas comemorativas.
Se inscreva gratuitamente na JEP – JORNADA ESCOLAS POTENTES! Será do dia 01 a 05 de agosto, com:
💙 CERTIFICADO DE 40 HORAS
💚 100% GRATUITO, ON-LINE e AO VIVO
💛 SORTEIOS ESPECIAIS
🧡 MATERIAIS EXCLUSIVOS
↘️ Inscreva-se Gratuitamente pelo link: https://samanthaladeira.com.br/jornada-escolas-potentes/
No planejamento fizemos sugestões de atividades que respeitam a criança, suas preferências e de suas famílias, ah e nesse vídeo, minha família participa e quero compartilhar agora uma receitinha que fazemos muito aqui em casa, um pãozinho caseiro.
Você vai precisar de:
2 copos de leite morno;
1 copo de água;
1 copo de açúcar;
1 colher de sal;
3 ovos inteiros;
1 copo e meio de óleo;
20 gramas de fermento biológico;
1 kg de farinha de trigo (ou até dar o ponto)
Misture os ingredientes e vá adicionando a farinha de trigo aos poucos. Sove a massa.
Coloque no forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 40 minutos.
Rendimento – aproximadamente 16 pãezinhos
Nos divertimos muito fazendo e todos participam das misturas e da hora de “sovar” a massa. Deixe com que as crianças participem.
Interagir, brincar são eixos estruturantes das práticas pedagógicas da Educação Infantil. Então … borá lá!
confira o vídeo no nosso canal e boas construções de memórias, afetos, vínculos, de aprendizagens.
FAÇA O DOWNLOAD DO PLANEJAMENTO SEMANAL DIA DOS PAIS + MOLDE DAS VISEIRAS EM PDF, LOGO ABAIXO: