Atividades e Lembrancinhas para o Início das Aulas da Educação Infantil 2022

Era a minha primeira vez como professora na Rede Municipal da minha cidade. As crianças de aproximadamente 3 anos chegavam curiosas, com medo, chorando, eu sentia todos esses sentimentos porém não deixava transparecer (ou deixava rsrs).

As mães falavam os nomes das crianças mas no desespero em acolher e iniciar os trabalhos eu não conseguia gravar. Vi algumas professoras com a fita crepe anotando os nomes e colocando como um crachá nas camisetas e nas mochilas. Fiquei frustrada, não tinha pensado nisso.

Outras estavam com os crachás feitos em cartolina prontinhos e colocavam nas crianças.

Perguntei o nome de cada um e entendi muito pouco do que diziam em meio aos choros. Eu havia confeccionado um painel de boas vindas, feito lembrancinhas, preparado atividades em folhas, as crianças nem viram. Umas choravam, outras brincavam, mas de repente as que estavam brincando também começavam a chorar como se quisessem consolar as outras, ou dizer eu também estou com você nessa.

Até eu tive vontade de chorar, fiquei pensando no que fazer e a forma que encontrei foi a de acolher e validar aquele choro.

Mochilas, brinquedos, roupas, tênis, objetos pessoais, etc, e eu perguntava de quem era e mais de uma criança dizia ser seu, aí entendi o motivo das demais professoras estarem marcando os pertences pessoais.

No dia seguinte, após essa primeira experiência, tive que tomar atitudes diferentes. Verifiquei os nomes e fiz os crachás, organizei os cantinhos, coloquei uma música calma de fundo (não muito baixa e nem alta – amo música), fiz o possível para respeitar o interesse das crianças e a partir de então entendi que não adiantava querer trabalhar na primeira semana as mesmas atividades com todos, que o choro é uma forma de se comunicar e não tem nada a ver com o meu pessoal se gostaram ou não de mim e que painéis, lembracinhas precisam considerar o interesse das crianças, por mais que parecesse lindas para mim, será que seriam úteis para elas?

Hoje com mais de 24 anos de experiência na Educação, com as mudanças trazidas pelos documentos oficiais, pelas legislações, em especial pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que traz forte a criança como protagonista, cheguei a conclusão de que o caminho para esse momento tão difícil, tão necessário para bebês e crianças era o que eu já trilhava.

Portanto, elaborei um vídeo sobre esse assunto no meu canal do Youtube com ideias e sugestões de música de acolhimento, cantinhos e lembrancinhas, também sobre os principais temas para fortalecer e oferecer com qualidade o atendimento na Educação Infantil.

Aqui abaixo está o link para baixar o modelinho:

Também estamos organizando a #SEI – II Semana da Educação Infantil – o maior evento online e gratuito voltado exclusivamente para a Educação Infantil, com Certificado de 40 horas, materiais em PDF e sorteios especiais.

Então agende aí! De 3 a 9 de fevereiro/2022! Já garanta a sua vaga [clique aqui] e bora participar comigo e com professores do país inteiro.

Quais as aprendizagens bebês e crianças precisam ter garantido na Educação Infantil?

Alguns alunos não estão aprendendo? Será que as minhas crianças estão aprendendo o que deveriam? Meu filho, minha filha não está aprendendo?

E agora?

Quais as aprendizagens meu bebê, minha criança precisa ter garantido?

Já teve essa dúvida? Então bora lá!

A BNCC – Base Nacional Comum Curricular caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

Assim bebês e crianças deverão ter assegurados os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se, por meio de vivencias e práticas que envolvam os Campos de Experiências da BNCC.

Os professores, educadores precisam estar com um olhar atento para bebês e crianças e verificando sempre se estão atingindo os objetivos de aprendizagens e desenvolvimento.

Formar é formar-se
(Nóvoa 2002, p.9)

Sendo assim quem está como adulto de referência, nos cuidados dos bebês e das crianças precisa estar em constante formação, atentos as informações com base científica sobre desenvolvimento infantil e desenvolvimento humano.

“A aprendizagem que [o professor] imagina promover no aluno precisa aparecer, exponencialmente, em si mesmo”
(Demo 2009, p. 71)

Ou seja, no processo educativo, o professor só ensina o que sabe, e o seu conhecimento só acontece se estiver devidamente incorporado nos seus saberes. (Teresa Sarmento)

Para saber se a minha criança está aprendendo, o primeiro passo é pensar se está sendo oferecida a ela a oportunidade de vivenciar experiências significativas para que possa construir assim o seu conhecimento, garantir a aprendizagem.

Para oferecer, preciso ter claro a concepção de criança, conhecer as teorias de aprendizagens, saber quais precisam ser garantidas para a faixa etária que estou atendendo.

Indico também que observe, reflita sobre as competências gerais que estão na BNCC, quais tem fortalecida e quais você precisa desenvolver, pois para promover, preciso ter incorporado.

Valente (1999, p. 34) “delineia o professor como um individuo crítico, criativo, com capacidade de pensar, de aprender, de trabalhar em grupo, de utilizar os meios automáticos de produção e disseminação da informação e de conhecer o seu potencial cognitivo, afetivo e social”.

Teresa Sarmento ressalta que o professor precisa ser capaz de superar práticas transmissivas de informação, para criar contextos educativos, em que, com a participação efetiva dos alunos, se concretize a construção de conhecimentos.

Quer saber mais??

Que tal um Mini Curso totalmente gratuito Aprendizagens Essenciais de Bebês e Crianças, certificado de 15 horas?

Clique na imagem para acessar

Referências

DEMO, Pedro. Aprendizagens e Novas Tecnologias. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, v.1, n.1, p.53-75, 2009.

NÓVOA, A. Prefácio. In: Josso, C. Histórias de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002.

SARMENTO, Teresa; MARQUES, Joaquim. A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas. Interações, 2006.

VALENTE, J. A. Mudanças na Sociedade, mudanças na Educação: o fazer e o compreender. In: O computador na sociedade do conhecimento. Brasília: Ministério da Educação, 199. P.31-44. (Coleção Informática para a Mudança na Educação).